Post
Se existe parceria, os anos dourados serão muito melhores
Em 2008, eu casei. Desde então, foram 17 anos de convivência, alegrias, desafios, filhos, perdas e um mundo em constante mudança. Coincidentemente (ou não), também comecei minha Previdência Privada naquele mesmo ano.
Ambos — o casamento e a previdência — passaram por altos e baixos: crises financeiras, momentos de estresse, aprendizados e amadurecimento.
Com o tempo, percebi o quanto esses dois compromissos se parecem:
Se você se dedica, colhe frutos. Se negligencia, perde valor com o tempo.
Os resultados não aparecem no curto prazo, mas são construídos dia após dia, com consistência.
No futuro, quando os filhos já tiverem seguido seus caminhos e sua capacidade de gerar renda diminuir, serão seu parceiro(a) e seus investimentos que estarão ao seu lado.
Desde que deixei o Banco do Brasil em 2021, me especializei em estudar os melhores produtos de previdência disponíveis no mercado.
E sabe o que percebo?
Muita gente não entende o impacto de 1% a mais ao ano em 30 anos.
Assim como não percebem o impacto de 1% a mais de dedicação no relacionamento. Mas no longo prazo, esse pequeno extra muda tudo.
Fiz um breve estudo de alguns dos fundos mais usados pela Brasilprev (uma das maiores empresas de previdência do Brasil) e os comparei com alguns dos fundos que venho usando atualmente. Veja abaixo minhas considerações:

Performance de 08/2023 à 08/2025

Valores atualizados a partir de uma base 100.
Nos últimos 2 anos, os fundos que tenho utilizado superaram todos os fundos listados da concorrência. Até mesmo os Multimercados, que passaram por momentos difíceis bateram os fundos de Renda Fixa.
(Para interpretar os valores, todos partiram de um valor de 100 em 08/2023 — ex: o fundo Internacional (linha verde) rendeu 37,69% nestes dois anos enquanto o Fundo Brasilprev Carteira Audaz — rendeu 14,85%)
Mais preocupante é quando olhamos para as performances de Longo Prazo dos fundos. Desde 2020, temos produtos entregando menos de 50% do CDI, sendo que nenhum dos fundos elencados* superou o índice de referência!

*Apenas o Fundo Safra Capital Market VIP superou o CDI no período
Você lutaria por alguém que vai estar com você na idade em que mais precisa de apoio?
Então por que não lutar também pela sua Previdência, que será seu sustento quando você mais precisar?
Se você ainda trata sua previdência como um contrato automático, reavalie. Cuide dela como você cuida do que é mais importante na vida:
com atenção, intenção e consistência.
Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência.
Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies conforme nossa Política de Privacidade.